sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Anorexia nervosa na adolescência.




A alimentação tem grande importância no desenvolvimento adequado das crianças e adolescentes. A manutenção de um padrão alimentar adequado reflete-se na saúde física e mental do jovem, proporcionando subsídios para o total aproveitamento de sua potencialidade. O padrão alimentar adequado nem sempre é do conhecimento dos adolescentes ou dos adultos com que eles convivem. 
O grau e os tipos de comprometimento do padrão alimentar normal variam muito. Alguns comportamentos
inadequados, como exclusão de determinados tipos de alimentos ou de refeições ao longo do dia e realização de dietas não balanceadas, podem aparecer isoladamente ou fazendo parte de um transtorno psiquiátrico.
O transtorno alimentar (TA) mais comum entre os adolescentes, a anorexia nervosa (AN) é uma séria condição psiquiátrica, com conseqüências potencialmente fatais.Estimativas de morbidade e mortalidade de AN estão em torno de 4% a 8%.  AN é caracterizada por alterações extremas do hábito alimentar, consideradas patológicas (anorexia nervosa, subtipo restritivo), associadas a outros comportamentos voltados para o controle do peso, como abuso de drogas laxativas e anfetaminas (presente nos
inibidores de apetite), vômitos induzidos e exercícios físicos exagerados (anorexia nervosa, subtipo bulímico). O modelo etiológico atualmente aceito é multifatorial, incluindo características biológicas, psicológicas, familiares e fatores de risco socioeconômicos e culturais. Conseqüentemente, aspectos multidisciplinares do tratamento serão discutidos, enfocando-se a abordagem familiar, considerada fundamental na anorexia nervosa de início na adolescência. 

Por Bacy W. Fleitlich, Maria Aparecida LarinoAlícia Cobelo e Táki A. Cordás. 

Ler mais em: http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S323/port.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário